quarta-feira, 11 de abril de 2012

Faz-Me Espécie II

Alguém quer fazer o favor de me explicar por que razão é que há o hábito generalizado das pessoas irem para o facebook dizerem que são autoras desta e daquela foto?
A cada vez que faço uma incursão pela rede social, deparo-me com inúmeras reclamações de direitos de autor. Vejo uma fotografia de 3 amigos abraçados, algures nos comentários há uma alma que não resiste a comentar: "Quem foi que tirou a foto, quem foi?" ou "Ai, que foto tão linda, só podia ter sido eu a tirá-la".
E eu não entendo esta necessidade, tanto orgulho somente por se ter carregado num botão. Se, de uma foto artística se tratasse, facilmente compreenderia a exaltação e o apreço pela imagem, todavia, a menos que a pessoa sofra de alguma doença degenerativa, como Parkinson, não posso atribuir-lhe qualquer mérito por conseguir segurar numa câmara fotográfica, sem tremer, e clicar.
Esses indivíduos serão assim tão ávidos de atenção que, ao não se verem figurados na imagem de um momento em que estiveram presentes, desatam a explicitar a sua função nela, mostrando que estavam presentes e que foram importantes?

E depois há sempre a resposta condescendente: "Foste tu quem nos tirou a foto, querido/a! <3 <3 <3"
Yay, you!



1 comentário:

  1. Esses comentários são tão à pita, até enervam! Eu acho que é para a própria pessoa se sentir incluída, já que não teve direito a aparecer na foto.

    ResponderEliminar

Speak up your mind!