quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Ilusionistas

Hoje lembrei-me que um ilusionista é alguém que ganha a vida a enganar os outros. Ilusionistas que me estejam a ler: isto é desagradável mas tinha de ser dito. É clássico o modus operandi de um ilusionista. Distrai-nos, cativa-nos a atenção para um lado enquanto executa astutamente a sua manha noutro. É como um político. Não todos! Longe de mim! Só os que atingem um patamar vantajoso quanto baste para tirarem dolosamente proveito da sua posição esperando não serem apanhados. Esperança esta tão frequentemente legitimada.

Gordinho como um político de gabarito deve ser.

Eu não gosto muito de fazer generalizações. E esta porcaria está farta de ser repetida em todas as bocas. Mas não deixa de ser assustadoramente verdade. A classe política está mais descredibilizada do que nunca. E por culpa própria.
Parece que não há quem lá chegue acima sem mácula no historial. Se calhar porque é preciso macular o tal historial, manchá-lo, rompê-lo, furá-lo, rasgá-lo até ter a forma de uma escadinha que se usa para se chegar a essas posições invejáveis. Vão alternando os intervenientes mas mais cedo ou mais tarde começam a chegar-nos aos ouvidos "casos" fresquinhos. Depois os portugueses estão pessimistas em relação à crise e ao resto. Pois estão, até eu estou. Não há como confiar muito, a experiência diz-nos para não darmos muita credibilidade ao que eles prometem (nem ao que eles são ou aos cursos que têm). E depois também não admira que haja tanta abstinência nas eleições. (Mas se é verdade que não admira, também se diga: muito menos desculpa quem não vota!). E por mais escândalos em que estejam envolvidos isso não parece ser grande entrave à manutenção nas estruturas políticas em que se suportam ou mesmo a serem reeleitos nas eleições seguintes. Também nisso são parecidos com os ilusionistas: quanto mais nos enganam mais populares se tornam e mais vendem os seus espectáculos. "Maneiras que" vejo o caso tristemente mal parado.
Mas eu nem vinha para aqui falar de política, eu juro que quando me sentei a escrever este post no início só pensei em ilusionismo. E eu até gosto dos Minutos Mágicos com o Mário Daniel e até gostei bastante da entrevista ao Luís de Matos no Alta Definição, porque foi o único que lá foi por essas semanas que não foi para lá choramingar. Agora não sei se têm chorado ou não porque não tenho visto. Mas já cansa tanta choradeira.

2 comentários:

  1. A savana africana da blogosfera é um blog de quinta categoria, com um nome e uma estética rasca e que só tem 1 visita por dia - do próprio autor.

    Recapitulando:
    1. Textos justificados
    2. Itálico em todos os termos devidos
    3. Espaçamento correcto entre imagens e texto.

    T'as compris?

    (já compus tudo, podes agradecer-me)

    ResponderEliminar
  2. Essa savana parece um lugar pacato, alternativo, tranquilo, aprazível. Continuo sem motivação para justificar os textos.
    Percebe que as pessoas gostam de olhar para os textos e perceber, pela desarrumação gráfica, se são meus ou teus sem terem de chegar ao fim dos mesmos.

    ResponderEliminar

Speak up your mind!