sábado, 11 de agosto de 2012

Google Why You No Doodle?

Foi com profunda amargura que hoje visitei o motor de busca mais usado da internet e me apercebi que o doodle de hoje não é jogável. Não, não dá para andar de canoa, nem para saltar barreiras nem para fazer lançamentos de basquetebol. Não dá, é uma imagem, com uma potencialidade de interação monolítica, é estática e é seca.
Naquela angústia sufocante vagueei, naveguei e encontrei o doodle finder do google http://www.google.com/doodles/finder/2012/All%20doodles, que deve ser uma coisa recente porque eu já procurei isto há uns tempos e creio que não existia, e onde podemos ver todos os doodles já usados pelo google. E foi assim, aí, que me entretive nesta manhã, curta como todas as manhãs de férias, porque o tempo entre o acordar e o almoço é escasso nesta época. Se estão numa de desporto entre as várias hipóteses olímpicas aconselho as barreiras que é o que mais me viciou. Depois de alguma prática e desenvolvida a técnica inovadora de carregar nas duas setas ao mesmo tempo, consegui um tempo de 10.6 segundos, o que é fantástico porque são menos 2.2 segundos do que o anterior recorde mundial nos 110 metros barreiras (assume-se que são os 110 metros uma vez que temos 10 barreiras) pertencente ao cubano Dayron Robles.



Reparem como deixei propositadamente as guias do google chrome com o blog numa delas, para atestar a veracidade do feito, não vá algum mais céptico acusar-me de estar a copiar resultados.
No caso de estarem à procura de algo que estimule mais o intelecto recomendo a máquina de Turing, representada no doodle de 23 de junho. Turing, Alan Turing, esse grande senhor, o pai da computação, cujo trabalho foi fulcral para toda a tecnologia contemporânea, mas ainda assim, o reconhecimento escasseou em vida, e mesmo após a morte não foi nem é satisfatório. Mas isso são contas de outro rosário, que não é o de hoje.
Hoje sugiro que joguem, que gerem o "programa" necessário para obter o código pretendido, que façam um código por cada letra do google (mas que pensem, não o tentem resolver por brute-force, até porque só vai ser útil nos mais iniciais e não terá piada) e no fim de resolverem os 6 retrocedam na página, voltem a ela e resolvam outros 6, esses sim verdadeiramente desafiantes. Noutra ocasião talvez fale da vida interessante e triste do criador do primeiro modelo teórico de computação.

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