sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Etiqueta One-On-One

Por vezes, fazer um convite a alguém pode tornar-se numa demanda algo ingrata. Porque, cá estou eu a fazer a gentileza de convidar a alguém para um café, um passeio, um jantar, uma noite de cinema ou uma festa e, logo surge a questão: quem mais é que vai? Quem mais é que vai. Como quem diz, alto lá, o programa que me propões é muito giro, sim senhor, mas vai ser um aborrecimento se for só contigo. E, por vezes, chegam ao ponto de serem exigentes quanto aos restantes convidados inquirindo: o não-sei-das-quantas vai? Deixando aquela leve ameaça no ar de que se o não-sei-das-quantas não for, também não quer ir. E a pessoa que, tão amavelmente, solicitou a sua presença, é, brutalmente, ofendida.
Afinal de contas, ser bem educado é aceitar, de imediato, a proposta sem questões ou hesitações de qualquer espécie. Ser bem educado é dizer, sem pensar duas vezes, que sim. Que se aceita e se estará lá, sem falta, no local e hora marcada.

Exemplo:
- Queres vir dar uma volta mais logo?
- Claro, mal posso esperar!
- Ok, então vamos nós e...
- Ah, não me interessa quem vai, a tua companhia é suficiente para mim.

E isto, meus caros, é ter boas maneiras e ser um verdadeiro amigo.


1 comentário:

  1. E aindahá aqueles para quem o critério nem é a qualidade, mas apenas e só a quantidade: "só vão 4? Oh, então hoje não vou", porque é impossível ter um serão agradável só com duas ou três pessoas. Se os convivas forem menos do que o elenco da novela é óbvio que a escolha certa é ficar na compahia da tv...
    Muito pertinente este post Maria, muito mesmo! Um assunto que toca a todos que já tentaram marcar alguma coisa com um grupo.

    ResponderEliminar

Speak up your mind!