sexta-feira, 8 de junho de 2012

Mark Rothko





6 comentários:

  1. Chamem-me leigo, chamem-me inculto... Não percebo isto. Há obras primas que o são obviamente. Estes não me conseguem impressionar e, talvez por isso, perco vontade de os entender. E mesmo quando me esforço para isso, não consigo pensar além de " São dois retângulos vermelhos". So what?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A questão não é tanto se os percebes, é se eles te fazem sentir alguma coisa. Se sentes prazer ao olhá-los.

      Obviamente que não nos fascinamos todos pelo mesmo. Há muitas pinturas que eu olho - claro, com o abstraccionismo é mais frequente - e não percebo o que têm de especial, para além de não as compreender, não me atraem. No que toca aos Rothko, ahh como eu adoraria entrar todos os dias em casa e poder contemplar um deles na minha parede.

      Eliminar
  2. A mim pessoalmente também não me diz muito. Não acho que as pinturas sejam muito melhores do que seriam se eu dividisse uma folha branco e selecionasse duas cores aleatoriamente e depois as pintasse com o balde do paint. Ele até pode ter gasto muito, mesmo muito tempo a pensá-los, mas juro que não parece. E a técnica também não impressiona... Por isso tenho dificuldade em valorizar. Percebo que quanto menos ele concretiza mais liberdade dá a quem vê, mas sinceramente acho que não sei lidar bem com tanta liberdade assim. Mas a arte também não chega nem é suposto chegar a todos da mesma forma... Eu nem conhecia mais nada dele, mas pesquisei e até achei outras pinturas mais do início da carreira que gostei bastante mais, também por serem menos abstratas. Mas estas obras têm uma coisa boa, se tu gostares muito, é bastante fácil reproduzir uma na parede do teu quarto ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desafio-te a pintar um deles.

      (Mas se for para a parede do quarto, há-que tirar o placard de cortiça pq eu não abdico do poster da Guerra das Estrelas. É melhor na sala, tiram-se os cogumelos xD)

      Eliminar
  3. (o placar de cortiça não que faz falta, tira-se os cogumelos pavorosos para ficarmos todos bem servidos. Ah, e por muito básicos que os quadros possam parecer não estou a ver o senhor José a conseguir reproduzi-los, just saying...)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. (Seja! Aproveitamos uma altura em que a senhoria tenha ido à reciclagem para fazer a troca e pode ser que ela nem dê por nada)

      Eliminar

Speak up your mind!