quarta-feira, 6 de junho de 2012

E Enquanto O Diabo Esfrega Um Olho...



...surge uma nova época de exames. A minha começou hoje por isso aturem-me. Tentarei evitar tornar-me muito chata em relação ao assunto aqui no blog, doravante. Mas não prometo que, de quando em vez, não surja um queixume, uma lamúria bem lá do fundo da minha alma martirizada e saturada. Quiçá, também, frustrada, mas isso espero mesmo que não.
Como em todos os inícios de época de exames ou dias de exame, eu concedo a mim própria uma amnistiazinha, portanto hoje nem pensar em pegar em livros (i.e. fotocópias e diapositivos). Hoje não quero ter  nada a ver com nano/mini/micro cogumelos. Pouco me importa se têm hifas, septos, micélio, ou o diabo a quatro. 

...


Fiz uma pausa na redacção do meu texto para esclarecer uma dúvida que tenho há muitos anos mas que nunca tinha tentado clarificar antes. A expressão o diabo a quatro sempre me fez espécie e agora aproveitei, já que estou ligada à internet, para ir ao google pesquisar a sua origem. 

Cartaz do bailado Le diable à quatre

Eis o que se encontra no Yahoo! Respostas:

"A origem da expressão é francesa - "faire le diable à quatre" - e provém de certas representações teatrais na Idade Média em que era constante a presença do diabo. Nas diabruras pequenas aparecia um diabo, às vezes dois. Para diabruras maiores, o autor usava quatro diabos, todos eles fazendo confusão e enorme estardalhaço no palco." 

Ademais, no dicionário informal, encontrei este sublime exemplo de como empregar esta expressão:



"Numa frase em que se enumera várias coisas, por vezes o etc. é substituído pela expressão e "o diabo a quatro.

Quando era jovem fez muitas asneiras: alcoolizou-se, drogou-se (pintou o sete...), emprenhou moças e o diabo a quatro..."

Ora bem, depois do rapaz em questão se drogar e ter emprenhado umas poucas de moças casadoiras, nem quero imaginar o que poderia ser pior que isso, o dito diabo a quatro
Enfim, tem uma certa graça, e já que não vou estudar e não, vou dedicar-me a procurar a origem da expressão enquanto o diabo esfrega um olho, que também tem que se lhe diga. E, parecendo que não, é também outro diabo que sempre muito me intrigou, como aliás tantas outras expressões que uma pessoa usa sem saber bem porquê. Já agora, dizer-se santinho! quando uma pessoa espirra é muita falta de chá. Mas isso são outros quinhentos, que, quiçá, abordarei noutros Carnavais.

Então, até amanhã, se Deus quiser.




Sem comentários:

Enviar um comentário

Speak up your mind!