sábado, 1 de dezembro de 2012

Atchim

Espirro, ou aquilo a que a ciência chama, tão pomposamente, de esternutação, é a razão pela qual volto aqui ao blog após tanto tempo de abandono (que lamento).
Eu não me preocupava muito com os espirros, tento, obviamente, resguardar-me um pouco sempre que alguém espirra próximo de mim mas, enfim, desde que não aterrassem gotas de saliva em cima de mim, dava-me por feliz.
Até há bocadinho... Desde que vi um programa na 2 acerca do assunto. É que descobri que as partículas que são libertadas num espirro, podem viajar até quarenta metros. Metros, metros do Sistema Internacional. Ou seja, a pessoa que espirrou lá à frente no comboio pode muito bem infectar-me a mim, que estou aqui na carruagem do fundo. E de nada me vale ter tapado a boca e o nariz com a gola porque tudo aquilo vai permanecer no ar durante horas, aquelas gotas de saliva e muco pejadas de vírus e bactérias, vindas directamente do nariz e boca do Sr. Não-Sei-Das-Quantas.
Uma pessoa espirra a toda a hora, pelo menos falo por mim, a minha rinite alérgica tem destas coisas. E claro que eu sempre soube que um espirro significa uma infinidade de doenças dispersas em aerossol prontinhas a atacar um organismo saudável e contente. No entanto, eu não imaginava que aquilo chegasse tão longe e, tendo em conta a frequência com que estamos expostos a espirros alheios, imagine-se a quantidade de bichinhos que eu respiro quando estou num espaço fechado como um café, por exemplo (e nem vamos falar no perigo por excelência que é uma sala de espera das Urgências).
Posto isto, não vou dizer que parem de espirrar porque isso faz muito mal, pode causar danos irreparáveis nos seios nasais, ruptura no ouvido interno e da cartilagem nasal e, em casos extremos, danos cerebrais, MAS é de ressaltar a importância de pôr algo à frente da cara quando se espirra (o braço, um lenço...) para não oportunar o próximo. Apesar do mais frequente ser, no máximo, apanhar umas constipaçãozinha, é sempre chato estar doente seja como for.

E para rematar este meu serviço público, aqui vai um vídeo de consciencialização. Passem logo para os 50 min, até lá é perda de tempo.


Ninguém merece levar com um spray nojento a viajar a 150 Km/h.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Speak up your mind!