domingo, 15 de julho de 2012

Lei De Murphy



Se alguma coisa puder correr mal, correrá mal.

Há dias em que não consigo tirar este adágio da cabeça, naqueles dias em que se costuma dizer que mais valia não nos termos levantado da cama. Não o levo a sério e muito menos me rejo por ele mas, as chatices que já poderia ter evitado se levasse... O Capitão Edward A. Murphy era um engenheiro aeroespacial que trabalhava em sistemas de segurança crítica, naturalmente que para quem desempenha uma função dessas é importante levar o cepticismo ao máximo. A questão é, quão vantajoso é aplicar esta lei ao nosso dia-a-dia. Acredito que possa, eventualmente, aumentar a esperança média de vida caso seja seguida à risca por uma população, mas, naturalmente, seria em prejuízo do pragmatismo. Portanto, se por um lado ao sermos mais cautelosos poderíamos acrescentar anos à nossa vida, por outro, o tempo desperdiçado com todas as meditações e cuidados necessários acaba por descompensar. Um Homem prevenido vale por dois, é o que dizem, mas até que ponto valerá a pena pensar assim:

Corolários
1.         Nada é tão fácil como parece.
2.         Tudo leva mais tempo do que se julgava.
3.         Se existe alguma possibilidade de diversas coisas correrem mal, aquela que causar maior dano será precisamente a que correrá mal.
4.         Se se apercebe de que há quatro maneiras de uma coisa correr mal, e se ultrapassar estas quatro, uma quinta possibilidade aparecerá imediatamente.
5.         Deixadas a si mesmas, as coisas tendem a ir de mal a pior.
6.         Sempre que se decidir a fazer alguma coisa, haverá qualquer outra coisa que terá de fazer primeiro.
7.         Todas as soluções geram novos problemas.
...

Enfim, há  variadíssimas ilações que se podem encontrar na internet a partir da premissa em questão. Claro que todas se baseiam num ponto de vista demasiado à velho-do-restelo, daí a sua piada. De todas as que encontrei é com esta 

Encontra-se sempre aquilo de que não se está à procura.

que mais me relaciono. Porque acho mesmo que as coisas de que mais preciso fogem de mim e resolvem reaparecer tempos depois, como quem me deita  a língua de fora e diz "sua desarrumada pateta estivemos sempre aqui, nanana nana na!". Mas, eu sei que não estavam, estavam num buraco negro secreto e intangível onde se escondem todos os objectos já alguma vez perdidos por alguém. Por mais que pareça que, por vezes, o Universo conspire contra nós, há que manter uma perspectiva positiva em relação à vida. Portanto, sorria, amanhã será sempre pior.

1 comentário:

  1. Gosto que os pintores se pudessem ter esquecido de pintar alguma palavra e tenham se esquecido de pintar "will", que o pintor à direita de "Go" pudesse ter deixado cair o balde e tenha acontecido logo em cima do outro, e que pudessem ter calculado mal o espaço para as palavras e tenham ficado sem espaço para escrever "wrong" - WILL GO WRONG.
    O que eu não gosto é dessa "lei" ridicula!

    ResponderEliminar

Speak up your mind!