quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Peganhento

Peganhento será porventura o adjectivo mais peganhento do dicionário. Pelo menos um dos mais. Muito mais do que o seu sinónimo pegajoso, e incomparavelmente mais do que pegadiço. Peganhento escorre visco por todas as letras. É curioso quando a descrição encerra as características que atribui. Peganhento é uma das palavras mais bem conseguidas na nossa língua. As crianças não perguntam o que significa a palavra peganhento, é intuitivo ouvindo ou dizendo-a.
Outros bons exemplos semelhantes são espalhafatoso que nunca passa despercebido numa frase, linguarudo que é uma palavra que se estende mais do que devia, protraindo-se mais do que é foneticamente desejável, ou claro a famosa e excêntrica esdrúxula com acentuação na antepenúltima sílaba. 

3 comentários:

  1. O engraçado disto é também quanto se tem reações físicas e quase automáticas associadas às palavras.
    Tipo, dizer a palavra "peganhento" e torcer o nariz ou esfregar a ponta dos dedos indicador e médio no polegar da mesma mão, quase como que a explicar por mimica a textura pegajosa.
    Ou como a palavra "estalada". Uma pessoa diz a palavra e parece que ouve logo o barulho do estalo, um "zás" ultrassónico na mente!
    A lingua portuguesa é, realmente, qualquer coisa de complexo x)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi precisamente por isso que inventaram a palavra grego/gregar. Para evitar aquela nausea que brota mal se pronuncia VÓMITO (mas, para que conste, eu não sou adepto dessa nova terminologia, até porque com o uso já está a adquirir os problemas da antiga).
      P.S.: Parabéns por vires fazer o mestrado para a minha vizinhança. :)

      Eliminar
  2. Ahahahahahah ouve o que disseste tem imensa graça e até faz muito sentido. Eu cá acho que a palavra arrogante foi feita à medida para o seu significado.

    ResponderEliminar

Speak up your mind!