Um pouco
off-topic e, no fundo, até nem é, com respeito à publicação "
Ser Diferente - tirar nódoas de iogurte com sumo de cereja" do Zé: uma óptima forma para tirar manchas de marcador é lavar com leite a ferver. Digo-o com conhecimento de causa. Prestem atenção que não duro sempre nem toda esta sabedoria de criança reguila e trapalhona.
Eu não chamaria a isso propriamente lavar, parece-me que deve ser mais tingir... :P
ResponderEliminarOnde é que desencantaste essa técnica?
Aposto que se ferveres com água funciona também, a questão deve estar na temperatura e não no solvente.
Ainda bem que tudo isso são disparates porque assim tenho a hipótese de corrigir mal entendidos. Não foi nada tingir (???), as calças eram rosa e a mancha era de marcador preto. Foi lavar, i.e., remover a mancha do tecido. Com água não funciona. Até porque são solventes bastantes diferentes, não é que tenha informação suficiente para explicar com certeza mas, é muito provável que tenha a ver com o teor em gordura do leite. Provavelmente, a tinta tem afinidade com a gordura, daí ter adsorvido.
EliminarSe tu puseres leite na roupa ela fica manchada (mas é lavável, eu sei). E tingir não deixa de ser fazer uma grande mancha, total e uniforme. Eu estava apenas a gozar com a situação de lavar com uma coisa que suja...
EliminarMas experimentaste fervê-las em água? É que se não experimentaste não podes afirmar que não se deve à temperatura. No ponto em que estamos é tão legitimo atribuí-lo a um como a outro.
É universalmente conhecido que a água não tira marcador seco, pelo menos não totalmente. Caso contrário, a sábia Sr.ª Maria não teria usado leite. Achas que sabes mais de nódoas do que uma pessoa com décadas de experiência no assunto?
EliminarO que é universalmente conhecido é que o marcador não costuma sair na máquina de lavar, assim como também é universalmente conhecido que as máquinas de lavar não fervem a água...
EliminarToda a gente também sabe há décadas que se toma café com casca de limão para a dor de cabeça e funciona. O que poucos sabem é que não tem nada a ver com o limão, funciona apenas por causa da cafeína.
Eu apenas estou a supor se este não poderá ser um caso semelhante.